sábado, 22 de agosto de 2009

A renúncia de Mercadante da liderança do PT

A renúncia de Mercadante da liderança do PT

De Gerson Camarotti, Adriana Vasconcelos e Chico de Gois:

Enfraquecido e isolado no governo e no PT, o líder da bancada e do bloco governista no Senado, Aloizio Mercadante (SP), usou nesta quinta-feira sua página no Twitter para anunciar, de novo, a decisão "em caráter irrevogável" de deixar o cargo, e marcou até hora para um discurso.

Mas adiou o ato para hoje, depois que aceitou o apelo do ministro das Relações Institucionais, José Múcio (PTB), para, antes, conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O anúncio oficial deve ser feito num pronunciamento na manhã desta sexta-feira, no plenário.

Enquanto isso, Lula já trabalha o nome do substituto de Mercadante: o senador de primeiro mandato João Pedro (PT-AM), que assumiu como suplente de Alfredo Nascimento (PR).

O presidente não queria conversar com Mercadante. Segundo a coluna "Panorama Político" de Ilimar Franco, o presidente demonstrou irritação com a reunião. "Não adianta. Para que conversar mais?", questionou Lula.

Durante a viagem ao Rio Grande do Norte, Lula ainda perguntou ao líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), e ao senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) como estava o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). "Agora é hora de vida nova no Senado", disse o presidente. Leia mais em: Mercadante anuncia renúncia da liderança do PT nesta sexta. Planalto já trabalha pela nomeação de João Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário