sábado, 22 de agosto de 2009

Morales recebe Lula em polo produtor de coca

Morales recebe Lula em polo produtor de coca

image

sábado, 22 de agosto de 2009 | 5:33

Por Fabiano Maisonnave, na Folha:
Em todo o Chapare, na região central da Bolívia, sobram pequenos comércios oferecendo folhas de coca para mascar em sacos verdes de tamanhos variados. Mas a maior parte do produto vendido ali não sai dos milhares de hectares plantados nas redondezas: é trazido da região dos Yungas, no departamento de La Paz, distante cerca de 250 km.
“A coca de La Paz é melhor porque é mais grossa, tira a fome e ajuda a passar a noite em claro, enquanto a chaparenha quase não dá efeito”, explica o agricultor Teodoro Hinojosa, 44, enquanto comprava 200 gramas pelo equivalente a R$ 6.
A ausência da coca do Chapare no comércio local talvez seja a principal evidência de que o berço político do ex-cocaleiro Evo Morales e palco da visita de hoje do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é atualmente o epicentro da produção de cocaína da Bolívia, o maior fornecedor da droga ao Brasil.
“A coca produzida no trópico boliviano [Chapare] é dura e provoca lesões nas gengivas quando se mastiga. Com isso, se pode especular que grande parte da coca produzida aqui obviamente é destinada ao narcotráfico”, disse ontem à Folha o coronel Oscar Nina, comandante da Força Especial da Luta Contra o Narcotráfico (FELCN), a principal força antinarcóticos da Bolívia. Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário