sábado, 8 de agosto de 2009

Cid quer irmão Ciro na corrida presidencial, não na paulista

image
deu em o estado de s.paulo
Cid quer irmão Ciro na corrida presidencial, não na paulista

De Luciana Nunes Leal:

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), é um dos maiores defensores da candidatura de seu irmão e companheiro de partido, deputado Ciro Gomes (CE), à Presidência da República no que ano que vem.

Na contramão das articulações entre PT e PSB para lançar Ciro ao governo de São Paulo em 2010, Cid diz se preocupar com uma campanha plebiscitária para o Palácio do Planalto, que seja disputada por um candidato forte da oposição - vaga disputada pelos governadores tucanos José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas - e outro da situação, no caso a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

"É temerário ir para a eleição com apenas um candidato da base do governo. O governador José Serra poderia ganhar no primeiro turno. A presença de Ciro pode assegurar um segundo turno, com a ministra Dilma Rousseff ou com ele", acredita o governador, dizendo acreditar que seu irmão ficaria em segundo lugar na disputa. "Acho que o Ciro pensa como eu, que é importante o projeto nacional. Mas ele é uma pessoa de partido e vai respeitar o que for decidido", completa o governador.

A possibilidade de Ciro concorrer em São Paulo ganhou fôlego após Lula orientar o PT a levar a tese "a sério". Esta semana, o presidente assumiu a dianteira da negociação, ao receber em almoço o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos. Os dois acertaram para a semana que vem um encontro para discutir o assunto, com a presença de dirigentes das duas siglas.

Para Cid, a candidatura de Serra ao Planalto "não é imbatível, mas é consistente". O governador destaca que o fato de Lula ostentar altos índices de popularidade não significa que ele será capaz de transferir diretamente esses votos para Dilma. "Claro que o apoio do presidente é forte, muita gente vota no candidato dele. Mas muitos eleitores vão ver os candidatos. É nesse campo que entra o Ciro." Assinante do jornal leia mais em: Cid quer irmão Ciro na corrida presidencial, não na paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário