quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Quem foi Arnon Collor - pai do Fernando Collor

Foi no dia 4 de dezembro de 1963 que o senador Arnon de Mello sacou a arma em uma sessão do Senado Federal e mandou bala pra cima do senador Silvestre Péricles, seu inimigo político em Alagoas e a quem acusava de tramar seu assassinato.
Péricles, como um Garrincha das tribunas, driblou os tiros com impressionante habilidade e também sacou a arma – e o Senado viveu momentos de saloon do velho oeste.
Quem pagou o pato nesse bang bang parlamentar foi o suplente acreano José Kairala, que levara a mulher e as filhas ao parlamento para comemorar o último dia do seu mandato. Um dos tiros de Arnon acertou Kairala no peito, diante da família.
Há que se ressaltar que, mesmo no meio do pega pra capar, os parlamentares mantiveram a compostura, tratando-se, em pleno tiroteio, por Vossa Excelência, como pede o decoro da casa. Arnon de Mello, ao mandar bala pra cima de Péricles, gritava segundo testemunhas:
- Vossa Excelência vai morrer, filho da puta, safado. Me ameaçou!
Péricles, abaixado, respondia:
- Vossa Excelência é um crápula. Vossa Excelência é ladrão !
No final da zorra toda, com furo de bala até no teto do Senado, Arnon de Mello, o assassino de José Kairala, não sofreu qualquer tipo de punição pelo ato, protegido que estava pela imunidade parlamentar.
O grand finale do episódio aconteceu no dia seguinte. O jornal “O Globo”, de propriedade de Roberto Marinho – amigo e sócio de Arnon no jornal “Gazeta de Alagoas” – veio com um editorial em defesa do assassino, elogiando inclusive a cultura, a educação e a inteligência do bandoleiro alagoano. Um sujeito finíssimo, verdadeira flor de formosura, como a bala que matou Kairala na frente das filhas e da mulher.
Dizia “O Globo”, nessa verdadeira pérola da imprensa canarinho:
“A democracia, apesar de ser o melhor dos regimes políticos, dá margem, quando o eleitorado se deixa enganar ou não é bastante esclarecido, a que o povo de um só estado – como é o caso – coloque na mesma casa legislativa um primário violento, como o Sr. Silvestre Péricles, e um intelectual, como o Sr. Arnon de Mello, reunindo-os no mesmo triste episódio, embora sejam eles tão diferentes pelo temperamento, pela cultura e pela educação”.

2 comentários:

  1. Como sempre, a TV GLOBO esteve envolvida nos piores episodios políticos da história do Brasil. Quando será que o povo vai acordar pra nunca mais assistir TV GLOBO em casa? Quando será que as pessoas vão entender que essa mídia de bandidos (GLOBO) e de grandes empresários só pensa ao seu bel prazer? Tá na cara que o assassinato de PC Farias foi encomendado por essa emissora que temia que o ex-tesoureiro de Collor denunciasse o verdadeiro esquema que havia na Presidência no ano de 1992. Quando é que Alagoas vai deixar de eleger tantos políticos corruptos para o Congresso Nacional? Quando será que as pessoas vão realmente assumir a responsabilidade de cidadãos e participar ativamente da política ao invés de esperar que um "salvador" resolva todos os seus problemas? ACORDA BRASILLLLLL!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Só uma observação crítica: distratar um parlamentar, mesmo que seja apenas verbalmente é quebra decoro parlamentar, pois existe um código de ética do Senado. Havendo quebra de decoro, o parlamentar é julgado pela própria casa e poderá perder o mandato. O que se percebe, é que o senador Arnon de Melo tinha poderes demais, a ponto de ultrapassar a quebra de decoro parlamentar e os próprios congressistas não tomarem sequer alguma atitude. Vale lembrar que nessa época eo Senado era algo estritamente reservado a algumas pessoas, por exemplo, não era televisionado e vivia-se no regime da ditadura. Não era qualquer imprensa que cobria as situações do Senado. Vale dizer que a GLOBO tinha prioridade sobre qualquer outra emissora. Vale dizer também que, embora hoje ela reprima a ditadura, foi nesse período que a GLOBO mais enriqueceu. ACORDA BRASIL!!! Um país manipulado por uma mídia de meia dúzia de empresários já se sabe qual o seu destino. DEPOIS NÃO VENHAM RECLAMAR DO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO; DO VALOR DA SESTA BÁSICA; DA MENSALIDADE DA ESCOLA...Embora as pessoas não queiram aceitar, oi fato é que quanto mais enriquecemos os emprsários, mais pobres ficamos. POr que acham então que a Rede Globo apoia tanto o PSDB? Partido que mais privatizou na história do país, em um período que a miséria tomava conta do Brasil. ACORDEM POVO!!!

    ResponderExcluir