sábado, 21 de março de 2009

CARTA DE PROTÓGENES A OBAMA DESCONSERTA O ESQUEMA

A carta aberta do delegado Protógenes a Barack Obama (role de rir depois de ler o post) — pedindo a intervenção da CIA no Brasil e sugerindo que Lula está na folha de pagamento de Daniel Dantas e atua para beneficiar uma organização criminosa — desconsertou alguns canalhas que usavam a pregação supostamente moralista do delegado como biombo para esconder seus próprios crimes. E expõe o primitivismo do aporte moral, ético e político da rataria.
De saída, cabe a questão óbvia. Um delegado da Polícia Federal acusa publicamente o presidente da República de ter cometido um crime. Por mais que isso possa ser constrangedor, ele se tornou uma figura importante na Polícia Federal. Está lotado numa seção pomposamente chamada de Coordenação da Defesa Institucional. Fica por isso mesmo? O Ministério Público Federal não vai se interessar pela sua denúncia, em defesa do cidadão? Ou bem ele está certo, e Lula atua para beneficiar o crime organizado, ou bem ele está mentindo e tem de ir para a cadeia.
A carta aloprada de Protógenes expõe o edifício de vigarice e, quem sabe?, loucura que tomou conta do subjornalismo venal, que se aproveitou do fato de Daniel Dantas ser quem é para atuar a serviço de seus inimigos, como se tudo o que não fosse Dantas fosse coisa boa. Ah, mas não é mesmo! Há muitos inimigos de Dantas que só o são porque ainda piores do que ele. Como lembra Padre Vieira num sermão (vai de memória), “De um chamado Seronato, disse com discreta contraposição Sidônio Apolinar: ‘Seronato está sempre ocupado em duas coisas: em castigar furtos e em os fazer”. E emenda Viera: “[isso] Não era zelo de justiça, senão inveja: [Sidônio Apolinar] queria acabar com todos os ladrões do mundo para roubar ele só”. Entenderam ou querem que seu desenhe.
HÁ MUITA GENTE SE CANDIDATANDO A CARCEREIRO DE DANIEL DANTAS QUE, NA VERDADE, FICARIA MELHOR DIVIDINDO A CELA COM ELE. EU POSSO ESCREVER ISSO PORQUE NADA DEVO A DANTAS. ELES NÃO PODEM PORQUE SÃO PAGOS PELOS INIMIGOS DE DANTAS. DEVEM-LHES O FEIJÃO QUE COMEM E AS CALÇAS QUE DESONRAM. FUI CLARO OU PRECISO DESENHAR?
Quanto aos imbecis que escrevem afirmando que, se Protógenes está sendo criticado pelos dois lados (pelos petistas e pelos não-petistas), então é sinal de que ele está certo, responder o quê? Vocês sabem que evito sempre evocar o nazismo para argumentar contra (ou em favor de) isso e aquilo porque estou entre aqueles que acham que isso é só uma facilidade, que não ilustra nada e desmoraliza o debate. Mas vá lá: para ilação tão pedestre, uma resposta rasa: tanto os aliados como a URSS (ao menos a partir de um certo ponto) combateram Hitler. E isso não queria dizer, obviamente, que Hitler tinha razão. Sem contar que é até provável que o genocida, a exemplo do czar naturalista da poesia de Drummond, tivesse seu lado bom. Talvez gostasse de animais e achasse um absurdo que se caçassem borboletas, embora certamente não o constrangesse caçar os homens.
Nem vem que não tem. Se Protógenes estiver certo, Lula tem de dividir a cadeia com Daniel Dantas. Se Protógenes estiver mentindo, é ele próprio quem tem de dividir a cela com o banqueiro. E os porta-vozes do delegado no subjornalismo são co-responsáveis morais por essa e por outras acusações. Os mais covardes, como de hábito, já começam a tirar o time de campo, não é mesmo? De resto, o delegado deveria merecer o título de advogado emérito de Dantas. A banca de doutores certamente tentará demonstrar que seu cliente é tão vítima das maluquices do delegado quanto Luiz Inácio Lula da Silva, ainda que não seja assim. E foi Protógenes quem os igualou. Ou melhor: igualou nada! Lula estaria na folha de pagamento do outro. Seria só seu empregadinho.
A Carta Aberta a Obama revelou a real natureza desse delegado. E agora seus porta-vozes no subjornalismo buscam uma saída honrosa, como se isso fosse possível.
OBS: Faço esta observação depois de ler alguns comentários.
Eu quis escrever “desconsertar” mesmo, com “s”: a carta fez o esquema “deixar de funcionar”, “desarranjando-o”, “desarrumando-o”, pondo-o em “desalinho”. Mas também serve o “desconcertar”, com “c”, como querem alguns leitores: levou a canalha a uma espécie de desacordo. Serve, mas não é o melhor. Uma das acepções de “desconcertado” é “embaraçado” — muitos empregam a palavra como sinônimo de “envergonhado”. E vergonha eles não têm. Assim, é melhor com “s” mesmo: eles estão é se desarrumando.

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário