sábado, 21 de março de 2009

Ambiência de um escândalo

Um escândalo pode restringir-se a uma localidade ou alastrar-se por um país e, às vezes, pelo mundo. O tamanho de um escândalo varia com o número dos implicados e com a notoriedade das pessoas envolvidas: presidente, ministro, governador, prefeito, senador, deputado, vereador, militar, juiz, membro do ministério público, funcionário público, diretor de empresa, ator de televisão etc.

Os escândalos podem ocorrer no âmbito privado (p.ex.: infidelidade conjugal, sexualidade, homossexualidade) ou no âmbito público (p.ex.: político, financeiro, esportivo, acadêmico, judiciário).

Na mídia, os escândalos são classificados em várias categorias, sendo mais freqüentes os escândalos por suborno, abuso de poder, tráfico de influência, nepotismo, desvio de verbas, fraude, falsificação, compra de votos, contrabando ou descaminho, tráfico ou uso de entorpecentes, lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito, pornografia, pedofilia, abuso sexual, prostituição, dopagem, racismo, tortura, agressão, espionagem, escuta telefônica, trabalho escravo, aumento de salários de políticos, venda de sentenças, tráfico de armas, venda de cargos. Muitos escândalos abrangem mais de um caráter, o mais comum deles é a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário